Juiz federal da equipe de Moro lança livro ‘Vida e Magistratura com bom humor’
Por Eduardo Velozo Fuccia
São 74 anos de idade e 26 de carreira como juiz federal, sem contar a década em que atuou como promotor de justiça. O resumo dessa trajetória pessoal e profissional está em 290 páginas. O protagonista da história, materializada no livro Vida e Magistratura com bom humor que ele próprio escreveu, é o desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas. A obra será lançada em Santos, onde o autor passou a sua infância e juventude, formando-se em Direito.
“O livro tem dez capítulos. Um terço dele se reporta a fatos ocorridos em Santos, mas até hoje nunca deixei de ter contato com a Cidade”, informa Vladimir. Com apartamento no Boqueirão, ele sente orgulho de ser “cooperador” dos cursos de mestrado e doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos).
No município, Vladimir também iniciou outra paixão, que perdura até hoje: a natação. Apenas para citar um título, em 2016, em Maldonado, no Uruguai, sagrou-se campeão sul-americano de Natação Master, nos 50 metros estilo borboleta. A competição reuniu cerca de 1.300 nadadores de dez países.
Ex-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e primeiro latino-americano a presidir a International Association for Court Administration – Iaca (Associação Internacional para a Administração da Justiça), Vladimir Passos de Freitas chefia a Assessoria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a convite do ministro Sérgio Moro.
Diante de uma vida tão atribulada, Vladimir elaborou um mosaico de histórias, em narrativas curtas ilustradas com fotografias e documentos, com três objetivos: transmitir a ideia de que é possível conciliar a seriedade de uma carreira jurídica e o prazer de viver; mostrar que os obstáculos fazem parte de qualquer pessoa, mas podem ser superados, e enfatizar a importância da família e dos amigos para uma existência feliz.
O Vida e Magistratura com bom humor (Editora Comunnicar) terá lançamento e noite de autógrafos no restaurante da Rua Carlos Afonseca, 4, no Gonzaga, às 19 horas da próxima segunda-feira (14). O livro será vendido a R$ 20,00 com a doação dos valores arrecadados a asilos. Ele também poderá ser adquirido pela internet, por meio do e-mail secretaria@passosdefreitas.com.br .