Conteúdos

26/08/2021

Preso no litoral de SP acusado de execução a tiros ocorrida há 20 anos na Bahia

Por Eduardo Velozo Fuccia

Apontado como coautor de uma execução a tiros ocorrida há mais de 20 anos no interior da Bahia, José Orlando dos Santos Mendes, de 42 anos, foi capturado em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, na manhã de quinta-feira (25). Ele residia nesta cidade com a mulher e trabalhava como montador de móveis de uma conhecida rede de lojas. A Polícia Civil baiana apurou que o suposto motivo do homicídio foi passional. O outro acusado do crime é irmão de José Orlando e continua foragido.

A captura foi realizada pela equipe do delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e do investigador Paulo Carvalhal, da 1ª Delegacia de Investigações Gerais de Santos. José Orlando foi encontrado em casa e não reagiu. O seu mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Criminal de Paripiranga e tem validade até 9 de julho de 2041. Ele foi recolhido na cadeia anexa ao 5º DP de Santos, estando à disposição da Justiça da Bahia. Ainda não há data definida para o preso ser recambiado para aquele estado.

José Adailton Nascimento dos Santos foi morto na frente da mulher e da filha de apenas 3 anos, no dia 30 de maio de 2001, em Adustina, cidade a cerca de 350 quilômetros de Salvador, na divisa com Sergipe. Ele dirigia a sua picape Chevrolet C10 pela Estrada Povoado do Formigueiro, quando foi emboscado por dois homens que o aguardavam passar pelo local. Após os tiros, a dupla fugiu em uma moto Honda CG 125 preta em alta velocidade. No local do crime foram coletados seis estojos de revólver calibre 38.

Responsável pelo inquérito policial, o delegado Dário Cézar Nogueira Braga esclareceu que José Orlando praticou o crime com José Neto Mendes dos Santos, seu irmão, e pediu a prisão preventiva de ambos à Justiça. Os acusados chegaram a ser procurados em casa e em outros locais, mas fugiram antes de Adustina, sem deixar pistas do paradeiro. De acordo com as investigações, a mulher de José Neto, o Netinho, chegou a manter relacionamento com a vítima.

Este envolvimento teria ocorrido antes de a mulher assumir compromisso com Netinho, mas ele não aceitava por causa de ciúme. Um terceiro irmão dos acusados confirmou à equipe do delegado Dário Braga que José Orlando e José Neto foram autores do homicídio. Porém, ele destacou que a iniciativa partiu de Netinho, sendo o outro irmão “iludido”. Apesar do caráter passional do crime, a dupla não responderá por feminicídio, porque esta qualificadora foi incluída no Código Penal em 2015, após o assassinato.

*Curta https://www.facebook.com/portalvadenews e saiba de novos conteúdos

CATEGORIA:
Notícia
COMPARTILHE COM: