Conteúdos

24/11/2021

Advogados elegem na Bahia duas mulheres como presidente e vice da OAB

Por Eduardo Velozo Fuccia

Daniela Borges foi eleita nesta quarta-feira (24) como a primeira presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia. Os advogados baianos também elegeram como vice-presidente outra mulher, Christianne Gurgel. Elas são da chapa Chapa União pela Advocacia, que teve 9.524 votos (50,83%).

Hoje, eu e Chris, fizemos história na Bahia e no Brasil com duas mulheres sendo eleitas como presidente e vice de uma seccional”, disse Daniela, momentos após a confirmação de sua vitória. Ela acompanhou a apuração no Centro de Convenções de Salvador, principal local de votação do estado, com 50 sessões eleitorais.

Candidata da chapa OAB de Coração, Ana Patrícia Dantas Leão recebeu 6.954 votos (37,12%), sendo seguida por Dinaílton Oliveira (OAB para Valer), com 738 votos (3,94%), e Ricardo Nogueira (Liberta OAB), com 434 votos (2,32%). Foram 650 (3,47%) votos nulos e 436 (2,33%) brancos.

Atual conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges teve atuação destaque na seccional da Bahia, em 2016, quando exerceu o cargo de diretora tesoureira. Na ocasião, implantou o portal da transparência e foi uma das responsáveis pela isenção da anuidade no primeiro ano de maternidade.

Entre as principais propostas da União pela Advocacia estão o enfrentamento da crise do Judiciário e a melhora na qualidade do serviço, além da promoção de mentorias aos novos advogados, incubadoras jurídicas, assistência emergencial para a recuperação no pós-pandemia e convênios com linhas especiais de crédito e financiamento.

Obs.: Texto atualizado às 23 horas de 26/11 com a totalização dos votos das 104 urnas. Na primeira versão da matéria, os números se referiam à apuração de 95 urnas.

*Curta https://www.facebook.com/portalvadenews e saiba de novos conteúdos

CATEGORIA:
Notícia
COMPARTILHE COM: