Conteúdos

02/04/2023

Cruzeiro de música eletrônica tem 44 barrados em Santos por porte de drogas

Por Eduardo Velozo Fuccia

Quarenta e quatro passageiros não puderam embarcar no cruzeiro temático de música eletrônica do navio MSC Fantasia, que zarpou do Porto de Santos no início da noite da última sexta-feira (31/3) e tem a volta programada para a manhã de segunda-feira (3/4). Motivo: eles foram flagrados com diversos tipos de drogas, como maconha, cocaína, LSD, ecstasy, MD (metilenodioximetanfetamina – derivada da anfetamina), cogumelos de espécies alucinógenas, haxixe e CBD (canabidiol – óleo extraído da cannabis sativa).

A multiplicidade de entorpecentes foi descoberta em 39 situações distintas, mas idênticas entre si. Os acusados portavam ou transportavam as drogas em suas bagagens, sendo flagrados no setor de embarque do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini ao serem submetidos à inspeção por scanner. A cada situação suspeita detectada por funcionários do terminal, agentes da Polícia Federal eram acionados. Com a confirmação da irregularidade, os averiguados recebiam voz de prisão.

Entre os 44 detidos, 35 são homens e nove, mulheres. Eles foram conduzidos com as respectivas drogas à 5ª Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista, localizada ao lado do terminal marítimo, onde os tóxicos foram formalmente apreendidos e houve o registro de ocorrências versando sobre porte de entorpecente para uso próprio, finalidade admitida pelos acusados. Previsto no artigo 28 da Lei 11.343/2006, esse delito é considerado de menor potencial ofensivo e os seus autores respondem por ele soltos.

Por esse motivo, todos os acusados foram liberados após a elaboração dos registros digitais de ocorrência (RDOs), mas não tiveram tempo hábil de embarcar no MSC Fantasia. O navio zarpou por volta das 18h30 para um minicruzeiro de três dias, com escalas em Angra dos Reis e Búzios, no Rio de Janeiro, e destino final em Santos, mesmo porto de partida. Com 1.636 cabines, a preços a partir de R$ 3.900,00 por pessoa, o navio tem cerca de 1.370 tripulantes e capacidade para 4.363 passageiros.

Com todas as cabines esgotadas, o minicruzeiro temático recebeu da Promoação o nome de “Navio Só Track Boa”. O site dessa empresa anunciou que “o maior evento de música eletrônica do Brasil chega em alto mar para uma aventura inesquecível”, prometendo 72 horas de programação musical “non stop” (sem parar). Ainda conforme a campanha publicitária, o Navio Só Track Boa navegará “rumo ao oceano em busca do Sol, da Lua, das estrelas e, certamente, do paraíso”.

Os passageiros flagrados com entorpecentes vieram de várias cidades do País. A maioria é jovem, sendo uma garota de 18 anos, residente no Rio de Janeiro, a mais nova acusada. A mais velha tem 59 anos e mora em Santo André (SP). O acusado que veio do local mais longe de Santos reside em Macapá, capital do Amapá. O cruzeiro também atraiu pessoas de Curitiba (PR), Betim (MG), Resende (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Poá (SP) e São Paulo, apenas para citar alguns municípios.

Dívida de pensão

Embora não portasse nada de ilegal, um 45º passageiro também não pôde viajar no MSC Fantasia. No momento do embarque, policiais da 5ª Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista o aguardavam para cumprir um mandado de prisão civil expedido pela 7ª Vara da Família e das Sucessões de São Paulo por inadimplência de pensão alimentícia. Com 45 anos de idade, o homem foi recolhido à cadeia anexa ao 2º DP de Guarujá. Ele estava com a noiva, que decidiu não embarcar desacompanhada.

*Curta https://www.facebook.com/portalvadenews e saiba de novos conteúdos

CATEGORIA:
Notícia
COMPARTILHE COM: